2021

Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde

Share on print
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on facebook

O ano 2021 foi designado como o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em reconhecimento e gratidão à dedicação inabalável na luta contra a pandemia de COVID-19 e para destacar o papel fundamental dos TRABALHADORES DA SAÚDE para a saúde.

A pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, traz reflexo que vão muito além da situação saúde; traz grandes impactos sociais, econômicos, políticos, culturais, … As informações de infectados e mortos converge diretamente com a crise nos sistemas de saúde e no sistema financeiro.

Os trabalhadores da saúde estão sofrendo diretamente os impactos da doença. A sobrecarga de trabalho somada a todos os problemas estruturais que já enfrentavam em suas rotinas elevam a carga de estresse e debilitam física e mentalmente os trabalhadores.

O medo pelo risco de auto adoecimento e morte, de infectar seus familiares e amigos; de faltar aos seus amores, aliado ao preconceito de muitos cidadãos que veem os trabalhadores da saúde que atuam no combate a pandemia como um potencial fator de risco e contaminação.

Entendam como trabalhadores da saúde não só a equipe médica e de enfermagem, mas a equipe de fisioterapia está exercendo papel de grande importância no enfrentamento à covid-19; nesse momento de tantas dores ganhou também relevância a equipe de psicologia e de assistência social; mas não tem como trabalhar saúde sem a equipe de limpeza, de apoio administrativo. E a equipe de gestão? É necessário manter os estoques de medicamentos e insumos, mensurar a necessidade de estoque e profissionais para garantir o atendimento; planejar as atividades estudando os dados epidemiológicos,
realizar projeções estatísticas. Neste momento precisamos de agilidade e a precisão das equipes de imunização; que são mais que os vacinadores, requer excelência no armazenamento e no transporte.

Há que se ter RESPEITO, VALORIZAÇÃO E GRATIDÃO por esses cidadãos. Essas equipes de profissionais e trabalhadores da Saúde visivelmente são nossa massa trabalhadora que merecem estar no topo da excelência nos anos de 2020 e 2021.

Reconhecer a importância de cada envolvido nessa estrutura de saúde que faz a “RODA DA VIDA E DO CUIDADO A SAÚDE GIRAR”, é um pequeno gesto de AMOR que, como cidadão, podemos ofertar. Sejam Gratos a esses seres de Luz que amenizam o sofrimento e salvam vida.

Cidadãos, façam o que lhes cabem! Respeitem os trabalhadores da saúde e cumpram com as medidas de prevenção (não farmacológicas) e se contaminado, façam o tratamento e o isolamento de acordo com as orientações.

Companheiros programem as suas homenagens para os nossos trabalhadores da saúde e cuidadores.

PMJF Ana Paula Marques Schulz
Assessora Distrito Lions LB 4

Receba notícias no seu email

Para se inscrever, basta colocar seu e-mail abaixo.