Abordagem Global do Quadro Associativo – GMA LB-4

A GMA é formada por quatro áreas de enfoque distintas, que unidas trabalham para alcançar o sucesso do Distrito LB-4

Abordagem Global do Quadro Associativo – GMA LB-4

Treinada e capacitada desde o AL passado a GMA Global Member Approach (Abordagem Global do Quadro Associativo) trabalha no sentido de contribuir com a gestão do Distrito LB-4 para a satisfação do associado, para o crescimento em número de Clubes e também de Associados que é a mola mestra para que possamos prestar mais serviços para nossas comunidades.

A GMA é formada por quatro áreas de enfoque distintas, que unidas trabalham para alcançar o sucesso do Distrito LB-4: A Área de enfoque 1 trabalha para fundar novos clubes e tem como líder de equipe a VDG CaL Cintia Godrim de Oliveira, que tem com ela a CaL Francileide de Rondonópolis, a CaL Larissa de Lucas do Rio Verde, a CaL Betinha de Cuiabá e o CL Silvair de Juína.

A Área de enfoque 2 trabalha no sentido de angariar novos associados e tem como líder de equipe a VDG CaL Sônia Basei e com ela o CL Adhemar de Juara, o CL Paulo Marcilio de Nova Monte Verde, a CaL Shueli de Cáceres e a CaL Maristela de Cuiabá. A Área de enfoque 3 tem o objetivo de trabalhar a satisfação dos associados através de serviços de qualidade em ambiente de companheirismo e tem a frente o PDG CL Ely Rodrigues que conta com o apoio do CL Rogis Silva de Rondonópolis, o VDG CL Márcio Sales de Sinop e o CL João Medeiros de Cuiabá.

A Área de Enfoque 4 - Apoio é liderada pela PCC CaL Maria Rosilene Mestre Medeiros que também é a GLT do nosso distrito e em sua equipe já contou com a ajuda do CL Eraldo e CL Wilson de Cuiabá. Os presidentes de Divisão do Distrito também são parte integrante da GMA, atuando nas quatro áreas de enfoque e têm prestado grandes serviços até aqui. A GMA é coordenada pelo PDG CL Evanir Tormes (Mano) que é o GMT do Distrito sob a liderança do DG CL Ernani Uemura.

Com a equipe montada, foi cumprida a ETAPA 1 – CRIAR UMA EQUIPE. Em março de 2022 realizamos a ETAPA 2 – CRIAR UMA VISÃO, quando reunimos a equipe e alguns convidados e realizamos a análise swot do Distrito LB-4, analisando nossos ambientes internos e externos, verificando nossos pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades e naquele momento já definimos algumas ações que poderiam ajudar a melhorar ainda mais nossos pontos fortes, corrigir nossas fraquezas e diminuir as ameaças que podem nos atingir, assim como tentar tirar proveito das oportunidades que se apresentam.

A ETAPA 3 – CRIAR UM PLANO foi desenvolvido através de workshop de capacitação da equipe GMA, realizado em Sinop no mês de julho, dois dias antes da primeira RCD, que foi coordenado pela Equipe 4 - Apoio. A ETAPA 4 – CRIAR SUCESSO, foi desenvolvido em outubro quando ocorreu a revisão do plano estabelecido em Sinop.

Saiba agora quais foram as decisões tomadas durante o workshop de Sinop:


ÁREA DE ENFOQUE 1 -  NOVOS CLUBES
META: Fundar 4 novos Clubes e 1 Núcleo até 30/05/2023.

Nesta área ficou definido em reunião do grupo, para o primeiro semestre, a fundação de um clube em NOVA MUTUM e um em CUIABÁ. O trabalho já foi iniciado e a equipe está esperançosa de que o sucesso será alcançado.

Em dezembro a equipe se reunirá para definir as duas cidades que serão trabalhadas para a fundação de mais dois clubes. Já existem algumas cidades apontadas, mas qualquer associado pode contribuir e propor o nome de cidades. Neste caso deve procurar a CaL Cintia.

ÁREA DE ENFOQUE 2 - NOVOS ASSOCIADOS
META: Dar posse a 400 novos associados nos Clubes do DLB4 até 30/05/22.

A CaL Sônia Basei trabalha incansavelmente com os presidentes de divisão e de Clubes para atingir a meta. Ela inclusive estabeleceu com os presidentes de divisão e estes, com os presidentes de Clubes algumas metas/desafio para o crescimento em número de associados.

É importante que cada presidente de Clube faça seu planejamento de aumento de associados para ajudar o Distrito nessa proposta de crescimento e ao final do AL ser reconhecido mundialmente com a medalha de presidente excelência e concorrer aos prêmios oferecidos pelo Distrito LB-4 (veja abaixo).

ÁREA DE ENFOQUE 3 - SATISFAÇÃO DO ASSOCIADO
META: Reduzir até o final do AL 22/23 a evasão do DLB4 até o limite máximo de 200 associados.

Entre as definições tomadas em Sinop ficou estabelecido a realização de pesquisa de satisfação do associado de forma eletrônica em todos os Clubes do DLB4 através do Google Forms. Esse trabalho foi realizado como veremos na área de enfoque seguinte e nos próximos dias os resultados serão analisados para definir ações a serem implementadas

ÁREA DE ENFOQUE 4 - APOIO
META1: Produzir e aplicar pesquisa distrital de satisfação dos Associados e iniciativa de qualidade de clube do DLB4.

Essa meta em apoio a equipe da área 3 já está concluída na sua primeira parte, está passando pela análise e nos próximos dias serão definidas as ações a serem implementadas.
Lamentavelmente nem todos os clubes deram a atenção devida a esta pesquisa e tiveram pouca ou nenhuma participação. E ai estamos falando também de alguns clubes tradicionais, mas a maioria que não participou a contento, são clubes que se enquadram nas condições de clubes fracos e que irão precisar de todo apoio do Distrito (DG, PDGs e Clubes) para se reorganizarem.

ÁREA DE ENFOQUE 4 - APOIO
Meta 2: Montar e capacitar equipe de Leões reestruturadores para clubes fracos.

O Programa foi montado em apoio a área de enfoque 3, e nos próximos dias a equipe de Leões Reestruturadores (mentores) receberão todo treinamento para cumprirem o plano de ação que também será estabelecido nos próximos dias. Na RCD de Pontes e Lacerda, serão realizadas reuniões de trabalho para essas definições.

ÁREA DE ENFOQUE 4 - APOIO
Meta 3: Montar e aplicar programa distrital de mentoreamento de secretários e presidentes de clubes. 

O Programa já foi elaborado, a equipe definida e treinada pela CaL Maria Rosilene e nos próximos dias o DLB4 já estará colhendo os frutos desse trabalho.
Nessa área também foi elaborado material de apoio para os clubes realizarem reuniões informativas para a aquisição de novos associados. O Material foi repassado aos presidentes de divisão e estes já levaram aos clubes.

PRÊMIOS E ISENÇÕES:
Neste AL o Distrito LB-4 premiará com a concessão de um TÍTULO DE MELVIN JONES ao presidente de clube que alcançar o maior aumento de associados ao final do Ano Leonístico (AL) 2022/23, desde que tenha conseguido um mínimo de 3 associados como aumento líquido.

Neste caso, o valor depositado para LCIF será registrado em nome do Clube ganhador e caso haja empate entre dois ou mais Clubes como o mesmo número de associados, será levado em conta como critério de desempate a data de posse dos novos associados e ao final, se não houver a possibilidade de definição, através de sorteio. A decisão será tomada pelos membros da GMA.

O Distrito também reconhecerá com entrega de certificados e mimos em níveis, OURO, PRATA E BRONZE, os três presidentes de Clube e de divisão que conseguirem o maior aumento líquido de associados ao final do AL 22/23.

Os associados de novos clubes e núcleos, fundados no AL 22/23, estarão isentos das taxas distritais no AL 22/23 e também do AL 23/24 e o Distrito também reconhecerá com certificados os presidentes de clubes e de divisão envolvidos no processo de fundação de novos clubes e também as pessoas que estes indicarem como importante no desenvolvimento da atividade.