Dia Mundial da Água: Juizado Ambiental promove ação lúdica de educação com alunos

Dia Mundial da Água: Juizado Ambiental promove ação lúdica de educação com alunos
http://www.tjmt.jus.br/Noticias/67123#.Yjsq2efMLrc
Alunos de 4 a 10 anos da Escola Estadual Deputado Ary Leite de Campos, em Várzea Grande, tiveram uma aula muito especial na tarde desta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, com a participação de servidores do Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Teatro, música, brincadeiras e outras ações lúdicas foram apresentados às crianças como uma forma de alertar para a importância de preservar a água e o meio ambiente como um todo.
 
O palhaço Lelé Picolé Curimpampam, interpretado pelo sargento da PM Ambiental Marcelo Luciano Pereira Campos (Juvam), fez a alegria da garotada com o jogo Rebojando, em que ele faz perguntas relacionadas a temas ambientais e ao final distribui a premiação com balas e pirulitos.
 
“Buscamos com o nosso trabalho sensibilizar as crianças no que diz respeito à preservação e conservação do meio ambiente. Hoje trouxemos o jogo Rebojando, nos fantasiamos na frente das crianças e temos uma interação de forma que elas entendem a brincadeira. Com isso conseguimos fazer uma dinâmica inicial e fazer perguntas referentes ao meio ambiente para que eles possam responder e despertar a curiosidade, além de orientarmos a questão do cuidado com as árvores que eles plantam”, afirmou o sargento.
 
A diretora da escola, Sarah Jane de Campos, destacou que a união de vários entes na iniciativa foi fundamental para resultar em um trabalho que trará frutos. “Estamos muito felizes em unir forças para trazer às nossas crianças a necessidade de todos os dias lembrar da importância de cuidar desse bem tão precioso para nossa vida e para a vida do planeta. Foi maravilhoso, tenho certeza que a partir daqui eles terão novos conhecimentos a serem transmitidos para suas famílias e para a sociedade”.
 
Ao plantarem mudas de jacarandá, ipê branco, ipê de jardim, caju, goiaba, pitanga e jabuticaba com a ajuda do Juvam, foi destacado às crianças os benefícios do plantio de árvores:
 
- Contribuição para a temperatura
- Retenção da água da chuva
- Purificação do ar
- Frutos
- Revitalização da área urbana
- Evitam a erosão do solo
- Sombra
- Diminuição da poluição sonora
- Embelezamento dos locais onde são plantadas
 
“Resolvemos fazer essa ação de educação ambiental como uma homenagem ao Dia Mundial da Água e o Dia da Floresta, explicando aos alunos a importância de preservar as árvores, os rios e os mananciais. Vemos que as crianças estão sendo conscientizadas para um futuro próximo, de forma que tenhamos um meio ambiente preservado e conservado”, destaca a engenheira florestal do Juvam, Rosiani Mendes Carnaíba.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagens:
Primeira imagem: foto ilustrando o jogo Rebojando, com destaque para o palhaço explicando a brincadeira para várias crianças. Elas estão sentadas na quadra de esportes, vestindo uniforme e máscaras de proteção facial, olhando atentas para o palhaço. Também podemos ver duas crianças à frente segurando dados gigantes que fazem parte da brincadeira.
Segunda imagem: foto da diretora Sarah Jane dando entrevista. Ela veste blusa preta, tem cabelos loiros, usa máscara de proteção facial branca. Ao fundo, vemos o ginásio da escola e balões azuis à esquerda que enfeitam o Dia Mundial da Água.
Terceira imagem: foto de quatro meninas plantando uma muda de árvore. Duas estão vestindo uniforme amarelo da escola e duas estão com roupassem tons de rosa, calça jeans e tênis. As quatro meninas colocam as mãos na terra e na planta, no movimento de plantá-la.
  
Fonte: http://www.tjmt.jus.br/Noticias/67123#.Yjsq2efMLrc