Juntos contra o câncer infanto juvenil

SETEMBRO DOURADO

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, serão diagnosticados quase 9 mil novos casos de câncer infanto-juvenil, configurando a primeira causa da mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

No mundo, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) estima que 215 mil casos novos ao ano são diagnosticados em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85 mil em adolescentes entre 15 e 19 anos.

Para alertar sobre o problema e chamar a atenção para as medidas de prevenção, diagnóstico e melhor tratamento do câncer infantojuvenil, foi lançada a campanha “Setembro Dourado”.

O mês é destinado à conscientização do câncer infantojuvenil, um movimento para alertar pais, profissionais da saúde, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer em crianças e adolescentes.

Neste mês várias ações são realizadas em apoio às crianças e adolescentes diagnosticados com algum tipo de câncer, como a realizada pelo Lions e o Leo Clube aos pacientes em tratamento no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) e Hospital Estadual Santa Casa de Misericórdia, em Cuiabá.

Com a ajuda da sociedade e empresas, assim como da imprensa, associados visitaram os estabelecimentos de todos os bairros pedindo a doação de gelatinas e fraldas descartáveis, assim como mobilizaram a sociedade através das redes sociais.

O resultado: 3.283 caixas de gelatinas arrecadadas e 530 fraldas descartáveis, entregues em setembro de 2020 aos hospitais. A gelatina é um alimento de fácil digestão e, portanto, não prejudica o estômago dos pacientes em recuperação. Já as fraldas atenderam aos pequenos internados, cujas famílias estão em situação de vulnerabilidade financeira.

Ainda como ação desta área, foram confeccionados e entregues 70 turbantes à adolescentes e mulheres em tratamento contra o câncer nos hospitais de Cuiabá. O estado de espírito é fundamental no combate a doença e os turbantes, alegres e coloridos, contribuirão na qualidade de vida e recuperação das pacientes.

Setembro Dourado: para salvar quem vale ouro!