Lions Clube Cuiabá Helen Keller promove feira da saúde na capital

A primeira feira deste ano foi realizada no bairro Jardim Paulista no domingo (27.03) com diversos serviços voluntários para a comunidade.

Lions Clube Cuiabá Helen Keller promove feira da saúde na capital

Por: Cal. Rose Velasco

Os companheiros e companheiras integrantes do Lions Clube Cuiabá Helen Keller Centenário realizaram no último domingo (27.03), na Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto, no bairro Jardim Paulista, na capital, a primeira feira de saúde deste ano, e que contou com a participação de vinte voluntários, além do apoio da Associação de Moradores do Bairro e do Conselho de Segurança da grande Dom Aquino.

Na feira de saúde foram atendidos 110 moradores com serviços de Corte de cabelos, aferição de pressão arterial, exames e Prevenção ao diabetes, acuidade visual, consulta médica com clínico geral, distribuição de 120 mudas frutíferas e nativas, doação de roupas e calçados, palestra e distribuição de kits do DETRAN sobre trânsito seguro. Os moradores também receberam café da manhã e almoço durante a atividade, que foi encerrada às 12 horas da manhã.

A moradora Ana Pedrosa de Oliveira, 65 anos de idade disse que gostou muito da feira de saúde. “Já consultei com médico clínico e com oftalmologista. Aqui no bairro é mais perto de casa, e em pleno domingo, que a gente tem mais tempo para cuidar da saúde”.

Já a moradora Laura Silva Sardinha, aproveitou o tempo livre no domingo para fazer exame de glicemia, consultar com médico clínico geral e fazer o exame de vista também. 

O morador do Bairro Grande Terceiro, Joelson Conceição, soube da feira de saúde do Lions por meio da Associação de Moradores do Bairro. Ele elogiou o atendimento  “essa ação social é importante para o bairro todo. Muitos moradores não tem acesso rápido e fácil a esses serviços voltados para a saúde perto de casa”.

Para o presidente do Conselho de Segurança da grande Dom Aquino e região, Hipólito de Melo Castro, a feira de saúde do Lions é uma das primeiras de muitas ações que se espera realizar com frequência. “Essa parceria é um sucesso, pois beneficia cerca de 50 mil moradores da região, com serviços sociais para o seu próprio benefício. O Lions tem atuado na região com frequência em matéria de oftalmologista, beneficiando muitas pessoas com consulta e distribuição de óculos de grau; por isso, os moradores precisam colaborar com essas ações voluntárias participando da feira de saúde para se beneficiarem dos serviços”.

2ª Feira será em junho

O presidente do Lions Clube Helen Keller, Wesley Souza explica que a feira de saúde é realizada uma vez por semestre, sendo essa a primeira do ano. Nessa feira procuramos atender as cinco causas globais que são: Diabetes, Visão; Fome; Câncer infantil e Meio ambiente. No entanto, também agregamos outros serviços na medida em que firmamos novas parcerias.

No último domingo, proporcionamos ações como exame de diagnóstico de diabetes, medição de pressão arterial, distribuição de mudas de plantas frutíferas e nativas; exame de acuidade visual, cortes de cabelo, consulta em clinica geral; atendimento odontológico, serviço educativo do DETRAN com palestras sobre trânsito seguro; a confecção de titulo de eleitor; doação de roupas e calçados; e, em alguns casos, a distribuição de cestas básicas.”

 A próxima feira de saúde será na área rural de Cuiabá, na comunidade Coxipó do Ouro, no mês de junho. Outros parceiros podem trabalhar com o Lions de forma voluntária, com a oferta de outros serviços sociais e públicos que possam contemplar a população. Todo serviço que for da rede pública e que quiser trabalhar em conjunto é bem vindo, destacou o presidente do Lions Clube.

Essa primeira feira de saúde de 2022 contou ainda com o apoio do DETRAN-MT; 1º Batalhão da Polícia Militar; da Rotam; do CONSEG da base Beira Rio; Igreja Metodista; AAVCC e Paróquia Universitária São José Operário.

Mais informação sobre parcerias voluntárias podem ser obtidas nos seguintes contatos: (65) 9 9911 3809 (Wesley Souza). Seja também um membro do Lions Clube Cuiabá Helen Keller. A sua contribuição é sempre bem-vinda e importante.