Lions Clube de Chapada realiza Feira de Saúde com 87 atendimentos para moradores da zona rural e da cidade

O Lions Clube de Chapada dos Guimarães (74 km de Cuiabá) encerrou na tarde deste domingo (26) a Feira da Saúde, com 87 pessoas atendidas no evento. Na maioria dos casos, a necessidade é de cirurgia de catarata (envelhecimento do tecido do cristalino) e pterígio (crescimento de um tecido avermelhado que cresce em um ou dois olhos), procedimentos que na etapa seguinte serão realizados em Cuiabá, no Instituto Lions da Visão, após consulta oftalmológica e exames com médicos da instituição.

Lions Clube de Chapada realiza Feira de Saúde com 87 atendimentos para moradores da zona rural e da cidade

A coordenação do evento, dirigida ao público-alvo com mais de 50 anos, detectou uma dificuldade de moradores da zona rural chegarem à cidade, principalmente por falta de transporte. Por isso, o Lions vai agendar um roteiro de atendimento para estes moradores.

A secretária de Saúde de Chapada, Rosa Blanco, visitou o local da Feira da Saúde, na sede do Lions Clube, e parabenizou a entidade pela iniciativa. O presidente do Lions Clube Chapada, Luiz Paulo Pereira da Silva, entregou à secretária uma minuta de convênio que inclui tabela com os valores dos vários procedimentos realizados pelo Instituto Lions de Visão.

O Lions também vai entregar para a secretária um relatório técnico com o índice de demanda reprimida na área de visão no município, no qual predomina casos de catarata e pterígio. De posse das informações, a secretária vai se reunir com o prefeito Osmar Froner (MDB) para fechar o convênio, cujos recursos serão utilizados para custear os exames pré-operatórios, as cirurgias e doação de óculos.

“Foi bem positiva a Feira da Saúde. Atendemos um senhor que tem um óculos que usa há mais de 10 anos e nem enxerga direito. Agora, ele vai fazer a consulta em Cuiabá e ganhar um novo óculos”, afirmou Luiz Paulo. Segundo ele, como muitas pessoas que moram na zona rural não puderam comparecer, o Lions vai agendar o atendimento nas principais localidades.

A ex-governadora do Lions Clube Cláudia Celina da Silva, do Distrito LB-4 (gestão 2019/2020), integrante do Lions Chapada, explicou como vai ser o atendimento. “O presidente teve a ideia de fazer um quadrante no município, porque aí vamos atender a todas as comunidades rurais. Só assim vamos chegar a mais pessoas que precisam, porque muitos não vieram por falta de condições financeiras e também por falta de veículo para o deslocamento, já que não tem ônibus”, explicou.

As localidades rurais que devem ser atendidas pelo Lions em nova agenda são os distritos de Água Fria, Praia Rica, Jangada Roncador (que fica a 85 km de Chapada), Rio da Casca, Lagoinha de Cima e Lagoinha de Baixo, entre outros.

A Feira de Saúde foi realizada em dois dias. No sábado, foi atendida a comunidade rural, com a presença de 22 pessoas. Neste domingo, foi a vez de moradores da cidade, com 65 atendimentos.

 

Uma das pessoas atendidas foi o sanitarista ambiental Silas Gomes de Brito, que chegou à Feira de Saúde do Lions neste domingo sabendo que tem um problema de catarata. Ele contou que há cinco anos operou o olho direito. Na época ele pôde fazer a cirurgia porque tinha plano de saúde. Como a visão do olho esquerdo está muito precária, ele procurou o mesmo médico que o operou, que confirmou que ele tem catarata no olho esquerdo, só que o valor agora da cirurgia é R$ 7,5 mil, dinheiro que faz falta no orçamento.

Ao saber da feira, através do Centro Espírita Ponto de Luz, que ajudou a divulgar o evento, ele decidiu procurar a ajuda. “Estou quase sem enxergar nada no olho esquerdo, só vultos. O direito enxergo perfeitamente. O atendimento foi tranquilo, fui muito bem atendido. O exame mostrou que não enxergo nada do olho esquerdo. Agora serei encaminhado para o exame com o médico em Cuiabá”, disse Silas, que mora na zona rural, na Estrada do Contorno, Chácara Mata Verde 2.

Silas elogiou a iniciativa do Lions. “Muito boa [a iniciativa]. Pela situação que o País está vivendo, as pessoas estão sem condições financeiras, para arcar com uma cirurgia destas. Então é uma ajuda muito grande, de grande valia para as pessoas”, reconheceu.

PRESSÃO E GLICEMIA

 

Após as pessoas passarem pela recepção, onde preencheram uma ficha, elas eram encaminhadas para aferir a pressão e fazer o teste de glicemia (para detectar diabetes), com a técnica em enfermagem Lucinéia Zanette, 43 anos, dos quais 18 anos trabalhando na saúde do município. Após esta etapa, o atendimento passava para o setor de acuidade visual.

“Foi gratificante ter participado, o pessoal [do Lions] me recebeu com muito carinho”, disse Lucinéia, que também orientou as pessoas em como levar uma vida mais saudável. “Eu conversava com as pessoas e, por exemplo, ao verificar alteração na glicose [valores acima de 100 mg/dL começam a preocupar], sobre os cuidados em geral com a saúde, incluindo a alimentação adequada”, explicou.

PARCERIA

Para o coordenador de Serviços do Lions Clube de Chapada, Oacy Eurico de Oliveira, o evento foi coroado de êxito graças à parceria realizada com a Prefeitura (por meio da Secretaria de Saúde), Sicredi e com o grupo Ação entre Amigos & Amigos da Serra Acima. “Os objetivos foram alcançado mesmo com os problemas decorrentes da pandemia e dificuldades de locomoção paras pessoas da zona rural chegarem até aqui. Mas ocorreu tudo dentro do planejado”, avaliou.

DONATIVOS

Durante a feira, o Lions também arrecadou donativos, como roupas, que serão doadas, e lixo eletrônico, tais como TVs usadas, bateria e cabos de celular, aparelhos de som, impressoras e outros eletroeletrônicos. A renda obtida com a venda do lixo eletrônico irá reverter em benefício da própria sociedade por meio de ações desenvolvidas pelo Lions Clube.

Fonte: https://esportesenoticias.com.br/lions-clube-de-chapada-realiza-feira-de-saude-com-87-atendimentos-para-moradores-da-zona-rural-e-da-cidade/