Lions Clube fará grande Feira de Saúde neste fim de semana em Chapada dos Guimarães

Lions Clube fará grande Feira de Saúde neste fim de semana em Chapada dos Guimarães

Serão atendidas pessoas com mais de 50 anos da zona rural e urbana da cidade para a realização de exames para detectar catarata: o evento oferece também serviços como medição de glicemia, aferição de pressão arterial e dicas de boa saúde.

O Lions Clube de Chapada dos Guimarães (74 km de Cuiabá) realiza neste fim de semana a Feira da Saúde, um evento que vai atender gratuitamente moradores da zona rural e urbana com mais de 50 anos. Serão oferecidos serviços como medição de glicemia (diabetes), aferição de pressão arterial, acuidade visual e dicas de boa saúde. O público-alvo da feira deverá comparecer à sede do Lions, das 8h às 15h, portando documentos pessoais e o cartão do SUS. No sábado (25), serão atendidas pessoas da zona rural e, no domingo (26), no mesmo horário, moradores da área urbana.

O serviço de acuidade visual será uma oportunidade para quem comparecer à feira saber como anda a saúde dos olhos. Após os 50 anos, as pessoas correm o risco de ter catarata devido ao envelhecimento do tecido do cristalino que se torna mais duro e opaco levando à perda progressiva da visão.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Chapada serão realizados os atendimentos e, uma vez detectado o problema, as pessoas serão encaminhadas para uma consulta oftalmológica no Instituto Lions da Visão em Cuiabá, onde farão a cirurgia caso seja necessário. Portadores de pterígio (crescimento de um tecido avermelhado em um ou dois olhos) também passarão por uma consulta. Quem tiver apenas problema de visão para perto ou para longe sairá da consulta com uma receita para fazer os óculos.

“Vamos através desta ação construir dados fidedignos  para saber quem vai precisar de cirurgia [catarata e pterígio]”, explicou Cláudia Celina da Silva, ex-governadora do Lions Clube do Distrito LB-4, que trabalha no apoio ao evento em Chapada. Segundo Cláudia, com o índice real da demanda reprimida será feito um convênio com a Prefeitura de Chapada, provavelmente em novembro.   Com o apoio da prefeitura, e  celebração do convênio, as cirurgias serão realizadas no Instituto  Lions da Visão, em Cuiabá.

“A estimativa é que dez por cento das pessoas atendidas nas consultas precisem fazer a cirurgia”, explicou Cláudia. Ela informou, ainda, que futuramente será realizado um evento para pessoas com idade abaixo dos 50 anos, já que pessoas mais jovens também podem sofrer de catarata, que pode ser congênita ou causada por algum acidente.

Conforme o presidente do Lions Clube deChapada, Luiz Paulo Pereira da Silva, o horário previsto para o encerramento é 15h, já que após esse horário a organização do evento fará um levantamento dos dados contidos nas fichas de cada um dos atendidos. Porém, caso seja necessário, devido ao número de pessoas, o atendimento poderá ser ampliado para além das 15h.

“Quem for atendido na Feira da Saúde também poderá realizar um ato em favor de quem necessita, doando alimentos, roupas e também lixo eletrônico, cuja renda obtida com a venda reverte em benefício da própria sociedade por meio de ações desenvolvidas pelo Lions”, disse Luiz Paulo, que aproveitou para solicitar que participantes levem óculos escuros que não estejam usando, para que sejam doados aos que fizerem a cirurgia de catarata.

O Coordenador de Serviços do Lions Clube, Oacy Eurico de Oliveira, que atuou na estruturação das equipes que irão desenvolver as atividades, disse que está tudo pronto para que um ótimo atendimento seja prestado. “Nós, juntamente com os companheiros leoninos, trabalhamos para dar as condições necessárias para o bom andamento das atividades cooperativas que serão disponibilizadas aos moradores do município”, afirmou.

Divulgação

Para que a informação sobre a Feira da Saúde chegue até a comunidade, o evento está sendo divulgado pelas redes sociais, pela Secretaria de Saúde por meio dos agentes nos postos de saúde da zona rural e da cidade, pelas igrejas e também pelos vereadores. Cerca de 40 pessoas devem trabalhar nos dois dias. A feira, que será realizada na sede do Lions, tem o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, do Sicredi, e das entidades Ação entre Amigos & Amigos da Serra Acima.

Causas globais

A ação que será desenvolvida pelo Lions de Chapada integra as causas globais do Lions Clubs International, que são cinco: Visão, Meio Ambiente, Câncer Infantil, Combate à fome e Diabetes.

SERVIÇO

O QUÊ: Feira da Saúde do Lions Clube de Chapada dos Guimarães

PÚBLICO-ALVO: Pessoas com idade acima de 50 anos

QUANDO: Sábado (25) – moradores da Zona Rural

Domingo (26) – moradores da Zona Urbana

HORÁRIO: Das 8h às 15h (no sábado e domingo)

ONDE: Sede do Lions Clube Chapada – Rua Projetada, S/N – CENTRO (perto da APAE)

Fonte: https://esportesenoticias.com.br/lions-clube-organiza-a-feira-de-saude-neste-fim-de-semana-em-chapada-dos-guimaraes/