LCIF e Lions Clube Hellen Keller, entrega doação ao Instituto dos Cegos de Mato Grosso

LCIF e Lions Clube Hellen Keller, entrega doação ao Instituto dos Cegos de Mato Grosso
LCIF e Lions Clube Hellen Keller, entrega doação ao Instituto dos Cegos de Mato Grosso
LCIF e Lions Clube Hellen Keller, entrega doação ao Instituto dos Cegos de Mato Grosso

Com o apoio da LCIF (Fundação de Lions Clubs International), o Lions Clube Hellen Keller, realizou a entrega de 05 aparelhos de ar condicionados e 01 fogão industrial (18/02), para  o Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

O PROJETO

Nome do projeto: MÃOS DADAS
Recursos de LCIF - U$ 1.836,23

Objetivos a serem atingidos
- melhorar o atendimento de hospedagem e alimentação aos alunos e pessoas que precisam do ICEMAT
- prestar atendimento humanizado e de qualidade às pessoas com deficiência visual 
- recuperar a autoestima e a vida dos alunos e familiares.

Participaram do evento a DG MJF Maria Aparecida Vaz Andrade, PDG MJF Claudia Celina da Silva, PDG MJF Abílio Camilo Fernandes Netto e o Presidente da Divisão 01 MJF Luiz Henrique de Siqueira.

Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso – Cuiabá/MT

Fundado em 25 de abril de 1979, o Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) é uma escola filantrópica que alfabetiza em Braille e no Sistema Soroban. Depois de alfabetizadas, as pessoas com deficiência visual são encaminhadas para as escolas regulares, mas continuam com o apoio e suporte do Icemat.

Atualmente, a instituição está inserida no campo de uma pesquisa em educação ambiental, onde pesquisadores nos tem provocado a participar das discussões sobre as mudanças climáticas e as pessoas com deficiência visual (PcDV). 

Atividades previstas dentro e fora da escola

  • Palestras sobre justiça climática, prevenção de risco de desastres e educação ambiental, realizadas em parceria com a Defesa Civil e pesquisadores do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, da Universidade Federal de Mato Grosso (GPEA/UFMT);
  • Construção de material pedagógico inclusivo sobre o tema do projeto. Ex: fascículos pedagógicos em Braille; maquetes e/ou mapas táteis da escola e do bairro onde localiza-se o Icemat;
  • Simulações de resgates em situações de risco de desastres.