Lions Clube Tangará da Serra entrega álcool 70% ao Instituto Lions da Visão

O produto foi doado ao Lions Clube Tangará da Serra pela Safras Indústria e Comércio de Biocombustíveis, de Sorriso, e Usina Barralcool, de Barra do Bugres

Lions Clube Tangará da Serra entrega álcool 70% ao Instituto Lions da Visão

O Lions Clube Tangará da Serra entregou no final da tarde desta quinta-feira, dia 23 de dezembro, cerca de 800 litros do álcool desinfetante 70% bactericida – do total de 1.100 litros – ao Instituto Lions da Visão, em Cuiabá. Os demais litros de álcool serão entregues em janeiro.

O produto foi doado ao Lions Clube Tangará da Serra pela Safras Indústria e Comércio de Biocombustíveis, de Sorriso, através do apoio do Diretor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Avançado de Tangará da Serra, Gilcélio Peres. Eles repassaram ao clube, mil litros de álcool 70%.

Além desta doação, o clube ganhou ainda outros 100 litros de álcool 70% da Usina Barralcool, de Barra do Bugres. 
O álcool etílico a 70% tem sido amplamente utilizado na prevenção de infecção relacionada à assistência saúde no ambiente hospitalar, tendo em vista a sua eficácia, baixa toxicidade, baixo custo e facilidade de uso.

O uso de álcool etílico a 70% como desinfetante

De acordo com a definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desinfetantes são formulações que têm na sua composição substâncias microbicidas e apresentam efeito letal para microrganismos não esporulados e que são utilizadas em superfícies e materiais não vivos.

O álcool à 70% é classificado como desinfetante de nível intermediário e tem sido utilizado, nos serviços de saúde, na desinfecção de mobiliários e equipamentos, termômetros, estetoscópios, ampolas e frascos de medicamentos, fibra óptica de endoscópios, dentre outros.

Desde o início da pandemia pelo coronavírus, as Agências de Saúde em todo o mundo têm recomendado o seu uso para desinfecção de todas as superfícies inertes nos estabelecimentos comerciais, locais de trabalho e nas residencias, que possam estar contaminadas pelo vírus.