Presença no Brasil: Lions comemora neste mês de abril 70 anos

Presença no Brasil: Lions comemora neste mês de abril 70 anos

O Lions Clube Internacional completa em 16 de abril deste ano seus 70 anos de atuação no Brasil, quando foi fundado o primeiro clube, no Rio de Janeiro, por Armando Fajardo. Apaixonado por corridas de cavalo, Fajardo era advogado e funcionário de primeiro escalão do Ministério da Educação. Viajou em dezembro de 1951 a Montevideo, no Uruguai, para assistir uma prova de turfe que levava seu nome. Lá recebeu a incumbência do diretor para a América Latina do Lions, o cubano Santiago Nivaldo Navarro, para arregimentar pessoas para fundar o primeiro clube de Lions no Brasil.

Fajardo reuniu médicos, professores, engenheiros, advogados, militares e políticos. Ao todo eram 40 pessoas filantrópicas, com valores e histórias diversificadas. Ele ficou como secretário e ajudou a eleger o médico ginecologista Arnaldo de Moura, também apreciador de cavalos como ele, para ser o primeiro presidente.

Três meses depois, em julho, era fundado o Lions em São Paulo, com 56 associados, tendo à frente o advogado Floriano Peixoto Santos. Em março de 1953 era fundado, com 107 associados, o Lions Clube de Salvador (BA). Em abril do mesmo ano fundava-se o Lions de Curitiba (PR), em agosto o de Campinas e em setembro de 1953 o Lions Clube de São José do Rio Preto, no interior paulista.

Relação dos primeiros clubes de Lions no Brasil:
Rio de Janeiro – fundado em 16 de abril de 1952
São Paulo – fundado em 23 de julho de 1952
Salvador – fundado em 21 de março de 1953
Curitiba – fundado em 23 de abril de 1953
Campinas – fundado em 24 de agosto de 1953
São José do Rio Preto – Fundado em 7 de setembro de 1953.

O corretor de seguros Melvin Jones foi o fundador, mas nunca chegou a exercer a presidência internacional do Lions Clube

Na fundação de todos esses seis primeiros Lions esteve presente o cubano Santiago Nivaldo Navarro, diretor para a América Latina do Lions, que era poliglota e falava português fluentemente. Somente em 1986 foi que o Lions Internacional aprovou o ingresso das mulheres em seu quadro de associados. Maria Nydia Manzano de Freitas foi a primeira brasileira a se associar em Lions Clube, tendo se tornado associada do Lions Clube de Assis. A irlandesa Gudrun Yangvadottir foi a primeira mulher a se tornar, em 2018, presidente internacional do Lions. No Brasil existem 36.858 Associados em 1.431 Clubes.

No mundo somos 1,4 milhão de homens e mulheres agregados pela bondade para servir nossas comunidades e o mundo em tempos difíceis. Descubra a bondade em sua comunidade ainda hoje.

Fajardo quando esteve presente em Montevideo para assistir corrida de cavalos que levava o seu nome

Armando Fajardo, fundador do Lions Clube no Rio de Janeiro, era um verdadeiro pacificador e conseguiu reunir 40 líderes para fundar o primeiro clube

Lions Internacional mantém 05 (cinco) Ações Globais assim sendo: Visão; Diabetes; Câncer Infantil; Meio Ambiente, e, Fome.

Unir pessoas de bom coração para servir suas comunidades é o que os Lions clubes fazem. Os Leões veem um problema e tomam ação para resolvê-lo. Os Leões constroem relacionamentos com as suas comunidades, uns com os outros e com as pessoas que eles servem. E como resultado, a vida de todas as pessoas são melhoradas.

Em Rondonópolis existem dois Clube atuando: o Lions Clube Rondonópolis, que foi fundado em 29 de junho de 1973 com 27 associados tendo sido o seu primeiro Presidente o Cl Joaquim da Silva Lima e o atual Presidente é o CL Narciso Vites da Silva e sua sede situa-se na Rua Armando Fajardo, 829, Vila Aurora, e se reúne todas as quintas-feiras e este ano completa 49 anos de existência e atividades.

O Lions Clube Rondonópolis tem os seguintes focos:
Mantém o Banco de Cadeiras de Rodas, que busca oferecer cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas e bengalas, sempre destinadas às pessoas mais carentes de nosso município principalmente idosos;

Mantém o Projeto de Incentivo à Leitura onde oferece livros novos e usados e também revistas que podem ser levados e devolvidos, ou não. Este projeto tem 03 (três) expositores em supermercados da cidade;

O Lions Clube Rondonópolis tem assento nas secretarias: do Meio Ambiente; Educação; Saúde e Conselho da Mulher. Também tem atuado em todas as Ações Globais.

Temos ainda em nossa cidade o Lions Clube Rondonópolis São José Operário, fundado em 14 de fevereiro de 1998, tendo sido o seu primeiro Presidente Neles Walter Ferreira de Farias e o atual Presidente é o Cl Pedro Pereira Branco e sua sede situa-se à Av. João XXIII, 3100, Vila Operária, e se reúne todas às terças-feiras.

O Lions Clube Rondonópolis São José Operário tem os seguintes focos:
Projeto Raio de Luz que busca a inclusão de meninos e meninas através da música com aulas de vários instrumentos e também a iniciação à informática.

Busca atender os mais necessitados, principalmente no combate à fome, com entregas de cestas básicas.

(*) Manoel Ramos Closs é cidadão rondonopolitano e mato-grossense.
Membro do Lions Clube Rondonópolis há 35 anos e no Lions Internacional há 40 anos.