Lions Clube de Juara

Projeto Social: Banco de Equipamentos Ortopédicos

Share on print
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on facebook

O Lions Clube de Juara DLB-4 identificou, em 2018, uma grande oportunidade de prestar um relevante serviço para a comunidade local com a aquisição e empréstimo a população carente de equipamentos ortopédicos, tais com: cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e andadores.

A concepção do projeto Banco de Equipamentos Ortopédicos surgiu da grande demanda da população carente de Juara por mencionados aparelhos. As causas são as mais variadas possíveis, como por exemplo: velhice, acidente, doença, má formação etc.

A dinâmica desse trabalho social é muito simples e prazerosa, consiste basicamente em arrecadação de recursos financeiros, aquisição dos equipamentos ortopédicos e doação ou empréstimo aos necessitados.

A arrecadação dos recursos é feita nas formas descritas a seguir:

  • Promover campanhas para angariação de recursos
  • Firmar parcerias com a iniciativa privada (SICRED – SICOOB) para aquisição dos equipamentos;
  • Firmar parcerias com o poder público (Judiciário, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho.

A alternativa descrita no item 3 possibilita consiste numa excelente forma de assistência social com aplicação de recursos públicos oriundos de penas convertidas em.

Esse projeto iniciou no ano de 2018 com a realização de um churrasco dançante com leilão de gado, feito de forma virtual na sede do Clube. Foram vendidas cerca de 50 cabeças de gado e arrecadado cerca de R$ 40.000,00 que foi destinado em sua totalidade para a aquisição de equipamentos ortopédicos 147 cadeiras de rodas e de banho e 18 pares de muletas.

Com recursos financeiros oriundos das parcerias com Cooperativas de Crédito (SICRED e SICOOB) foi possível adquirir 60 cadeiras de rodas e de banho e 15 pares de muletas.

Na sequência foram firmadas as parcerias com as seguintes instituições públicas: Ministério Público, Varas do Trabalho, Fórum da Comarca, por meio de solicitação de recursos com a justificativa da necessidade dos aparelhos e a diferença que fazem na vida daquele que necessita, bem como na vida das pessoas que lidam diariamente com referidos pacientes.

Cada parceria é firmada por meio de Convênio e de acordo com a disponibilidade de recursos oriundos de penas alternativas. Cada Convênio possibilita a transferência de cerca de R$ 10.000,00. Com essa parceria foram adquiridas 23 cadeiras de rodas e de banho e 50 pares de muletas.

O clube conta com 249 cadeiras de rodas e banho, bem como cerca de 120 pares de muletas em seu Banco de Equipamentos Ortopédicos. Esses equipamentos são cedidos gratuitamente por meio de um contrato de comodato para pessoas carentes da cidade de Juara, sendo que após sua utilização são devolvidos ao clube.

Atualmente, existem 216 cadeiras de rodas e banho emprestadas e encontram-se disponíveis na sede do clube 33 cadeiras de rodas e banho para doação ou empréstimo.

Estima-se que esse projeto já beneficiou, direta e indiretamente, mais de 1000 pessoas da comunidade.

 

Projeto Social: Banco de Equipamentos Ortopédicos
Projeto Social: Banco de Equipamentos Ortopédicos
Projeto Social: Banco de Equipamentos Ortopédicos
Projeto Social: Banco de Equipamentos Ortopédicos

Receba notícias no seu email

Para se inscrever, basta colocar seu e-mail abaixo.