História do Lions Clubs International

Lions Clubes Internacional é uma organização de clubes de serviço sem fins lucrativos. Foi fundada em Chicago, Estados Unidos, em 10 de Outubro de 1917, pelo corretor de seguros Melvin Jones. Desde 1920 passou a ser uma associação internacional, com o ingresso no Canadá. Atualmente, os Lions Clubes estão presentes em 220 países, com mais de 1,5 milhões de sócios.
A sede global da instituição localiza-se em Oak Brook, cidade da região metropolitana de Chicago, Illinois, Estados Unidos. Em 2007, ano do centenário da instituição, A Fundação Lions Clubes Internacional foi escolhida a melhor ONG do planeta pela Organização das Nações Unidas. Em 2017, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

História no Brasil

No Brasil, o Leonismo foi fundado em Abril de 1952, no Rio de Janeiro, então a capital da república. O sócio brasileiro número 1 foi o empresário Armando Fajardo. Atualmente, são cerca de 50 mil associados brasileiros, presentes em todos os estados do país. A estrutura administrativa no Lions no país é distribuída na forma de 4 Distritos Múltiplos(que englobam as regiões brasileiras); e 28 Sub-Distritos, descritos no menu seguinte.
Os Leo Clubes são patrocinados por Lions Clubes, e destinados exclusivamente para jovens de grupos: 12-18 anos; e 18-30 anos. No Brasil, existem também o Clube de Castores, fundado em 1953, destinado a jovens; com atuação predominante na região Sudeste.

Nosso Propósito

Organizar, fundar e supervisionar clubes de serviço a serem chamados de Lions Clubes.
Coordenar as atividades e padronizar a administração de Lions clubes.
riar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra.
Promover os princípios de bom governo e boa cidadania.
Interessar-se ativamente pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.
Unir os clubes em laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca.
Proporcionar um fórum para discussão aberta de todas as questões de interesse público, excetuando-se os assuntos de política partidária e religião sectária, os quais não devem ser discutidos pelos associados do clube.
Incentivar as pessoas com mentalidade de serviço a servir suas comunidades sem recompensa financeira pessoal, estimular a eficiência e promover elevado padrão de ética no comércio, indústria, profissões, serviços públicos e na iniciativa privada.

O nosso Código de Ética

Demonstrar fé nos méritos da minha profissão, esforçando-me para conseguir honrosa reputação mercê da excelência dos meus serviços.

Lutar pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que, equitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar diminuição de minha dignidade, devido à vantagem injusta ou ação duvidosa.

Lembrar que, para ser bem sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero comigo mesmo.

Sempre que surgir uma dúvida a respeito da retidão ou da ética da minha posição ou ação em relação a outros, resolver essa dúvida em benefício dos demais.

Praticar a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade existe e não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá.

Sempre ter em mente meus deveres de cidadania para com meu país, meu estado e minha comunidade, e devotar-lhes lealdade inabalável em palavras, atitudes e conduta. Dedicando-lhes desinteressadamente meu tempo, meu trabalho e meus recursos.

Ajudar o próximo, consolando o aflito, fortalecendo o fraco e socorrendo o necessitado.

Ser comedido na crítica e generoso no elogio; construir e não destruir.